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Contribuições de Gramsci...
Rosane Biesdorf e Adriana Maamari
desatenção dos pais em repassar aos filhos os bons costumes,
bons modos. O adulto deve dar atenção a todas as atividades
da criança e do adolescente, não se preocupando apenas com o
ensino formal.
O que Gramsci defende é que todos os sujeitos possuem
a necessidade de acesso à educação, uma vez que todos os
trabalhadores, ou futuros trabalhadores, são intelectuais. O que
os diferencia é que uns usam mais o esforço intelectual, outros
mais o muscular, para desempenharem o seu ofício. Porém, para
exercer qualquer atividade o indivíduo necessita do intelectual,
pois em tudo se exige um mínimo de conhecimento técnico. Já o
trabalho técnico exige um intelectual mais prático, construtor e
produtivo. Gramsci compreende que o homem não é e nem pode
ser considerado uma máquina. Ele é primeiramente, e acima
de tudo, um ser humano. O pensador mostrou-se contrário à
expansão do modelo de ensino técnico de que a industrialização
crescente na Itália necessitava, defendendo uma educação básica,
igualitária e humana.
Para Gramsci , o sistema educacional tem um papel
fundamental na formação da hegemonia cultural ideológica política,
como também na formação da contra-hegemonia. Assim, justifica-
se a necessidade de acesso à educação de qualidade para todos.
A emancipação do homem, segundo Gramsci, se dá por
meio do trabalho, sendo que este não poderá ser alienado, pois
tal alienação é exterior ao indivíduo e busca apenas suprir os
interesses do mercado. O trabalho assalariado, assim como a
produção deste, torna-se uma mercadoria, fazendo do homem não
mais sujeito de sua atividade, e sim objeto para o mercado. Já o
trabalho produtivo é a forma pela qual o homem se desenvolve,
tornando-se sujeito. Assim, a educação deve preparar o indivíduo
para ser sujeito de suas escolhas e de seus atos.
Nosella (2008) destaca que Gramsci foi uma personalidade
profundamente humana ao dizer que não acredita em educação
profissional precoce, já na educação básica, defendendo uma
educação familiar e escolar amorosa. Contudo, disciplinada, de
elevada cultura humanista, que objetiva proporcionar ao educando
o entendimento da evolução histórica, dos processos de produção,
e assim lhe proporcionar a possibilidade de inserir-se livremente no
mercado de trabalho moderno, em idade apropriada para tal.