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Contribuições de Gramsci...
Rosane Biesdorf e Adriana Maamari
mediterrânea subdesenvolvida e, pode-se dizer, de interesses políticos.
É preso e, logo após, exilado no ano de 1964. Já Gramsci foi preso
em 1926. Ambos sofreram as consequências políticas, este do
fascismo e aquele do militarismo. Mas, o que mais aproxima os dois
pensadores é a defesa de uma educação popular de qualidade para
todos, objetivando a superação da condição social dos oprimidos,
sua emancipação política, social, econômica, e a socialização do
capital cultural.
As vivências e dificuldades pessoais de Gramsci e Freire
certamente influenciaram os seus escritos. Podemos observar isso no
breve resumo da vida destes pensadores, e assim entender o porquê
da adaptação e utilização de seus pensamentos no estudo e na
formação das práticas docentes, objetivando, através da educação,
a construção de uma sociedade mais justa, igualitária e humana.
B
reve
apresentação
da
vida
de
P
aulo
F
reire
e
de
A
ntônio
G
ramsci
Considerado como um dos maiores pensadores da educação,
o brasileiro Paulo Reglus Neves Freire nasceu em Recife em 1921,
onde, mesmo sendo filho de uma família de classe média, conheceu,
já na infância, o que é a pobreza, vendo pessoalmente a opressão
a que o nordestino estava submetido e a luta das classes populares
pela sobrevivência.
Segundo Gadotti, Freire aprendeu a escrita com a sua mãe,
entrando na escola já alfabetizado. Aos treze anos, perdeu seu
pai, interrompendo assim seus estudos, os quais foram retomados
aos dezesseis anos, quando cursou o ginásio. Ao término deste,
tornou-se professor de língua portuguesa. Também cursou Direito,
tornando-se diretor de Educação e Cultura do SESI. Foi professor
e atuou em vários colégios e universidades. Freire coordenou um
projeto de educação de adultos no governo Goulart, a partir do ano
de 1960, ficando muito conhecido por sua forma de trabalho nestes
núcleos de ensino, o qual foi denominado de
método Paulo Freire.
Os chamados círculos de cultura serviam de base para este modelo
de alfabetização. O pensamento Freiriano (1992) destaca que a
leitura do mundo precede a leitura da palavra, sendo que é a partir
da primeira que são construídos os novos conhecimentos.