Página 139 - cad_pesq_15

Versão HTML básica

139
C
ontribuições
de
G
ramsci
e
F
reire
à
educação
1
Rosane Kloh Biesdorf
2
Adriana Mattar Maamari
3
R
esumo
Neste artigo são apresentadas as ideias dos pensadores Antônio Gramsci e
Paulo Freire que, embora vivendo em locais e épocas distintas, apresentam
vivências e pensamentos muito próximos. Ambos defendem a educação
como elemento indispensável à transformação social, à superação da
opressão, à autonomia e à emancipação do sujeito, especialmente o das
classes oprimidas. Assim, inicialmente, é exposto um breve histórico da
vida de cada um dos pensadores que se faz necessário para a posterior
análise dos seus conceitos acerca da educação. Por fim, discute-se a atual
situação educacional e as possíveis contribuições do pensamento freiriano
e gramsciano na formação de sujeitos emancipados e comprometidos com
a sociedade.
Palavras-chave: educação; emancipação; autonomia; oprimidos; sujeitos.
I
ntrodução
Gramsci e Freire são dois pensadores filósofos que nos oferecem
significativas contribuições na área educacional. Em seus escritos,
nos apresentam e defendem a educação como elemento necessário
à transformação social, indispensável à superação da opressão.
A vida e a obra do italiano Antônio Gramsci (1891-1937)
poderiam ser comparadas às do brasileiro Paulo Freire (1921-
1997). Trata-se de dois homens, pensadores da educação, em
tempos e locais distintos, mas com vivências e pensamentos muito
próximos. Freire, igualmente a Gramsci, é originário de uma região
1 Este artigo surgiu a partir de um estudo realizado no componente curricular de Pesquisa em
História, Filosofia e Sociologia da Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação
da Universidade Federal de São Carlos-UFSCar.
2 Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de
São Carlos-UFSCar. Bolsista CAPES. rosane_kloh@yahoo.com.br.
3 Adriana Mattar Maamari: Doutora em Filosofia pela Université Paris X – Nanterre e pela
Universidade de São Paulo – USP. Professora adjunta de Filosofia do Departamento de
Metodologia de Ensino-DME da Universidade Federal de São Carlos – UFSCar. Adriana.
maamari@ufscar.br.