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Redes sociais e escola...
Eliete Jussara Nogueira et al
ainda que a utilização dos recursos da multimodalidade para as
interações nas diversas redes sociais e a tendência à centralidade da
imagem em relação ao texto verbal também se constituem em opções
por modos de expressão não valorizados na maioria das escolas.
As reflexões neste artigo, sobre as inovações tecnológicas e
seus impactos no cotidiano escolar, permitem referenciar que as
relações de aprendizagem horizontalizadas são como uma escola fora
da escola, e que a escola necessita inventar formas eloquentes de
construção das sociabilidades, num contexto contemporâneo, incerto,
cambiante, maleável, fluído, transbordante, fugaz e contraditório.
Há, inúmeros desafios e muitas questões que a crescente
organização das pessoas em redes sociais na internet trazem à
escola. Talvez isso ocorra por que a pedagogia anda furtivamente no
rastro da tecnologia e a instituição escolar mais furtivamente ainda.
Ou por que não há mesmo como a pedagogia acompanhar ou se
antecipar à voracidade da criação tecnológica e a seus impactos em
nossa vida e na educação. Enquanto tentamos entender os efeitos,
as causas nos passam despercebidas, isso por que o tempo urge e
a escola vive entre o não ainda e o já passou.
A
bstract
This article argues, from a brief resumption of studies on social
networks, that they have expanded the concept of educat ing
city and non-formal learning in society network. Based on the ideas
of Franco, Lemke, Warschauer, Recuero, and Freire, among others, we
point out that school would have much to gain by seeking to include in their
daily teaching some pedagogical practices and language use that would
help students to become part of their learning communities and their
culture.
Key-words:
social network, counterculture, everyday school.
R
eferências
BARABÁSI, A. L., Linked: The New Science of Networks, Cambridge, MA,
Perseus Publishing, 2002. 280 p
CASTELLS, M. A sociedade em rede: a era da informação: economia sociedade
e Cultura; V. 1. São Paulo. Paz e Terra, 1999. 698 p.