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Redes sociais e escola...
Eliete Jussara Nogueira et al
redes, o que lhes permite mobilizar recursos de uma
rede para outra através das suas ligações. Saber como
criar redes (online e off-line) torna-se um recurso
humano fundamental, e ter uma rede de apoio torna-
se um capital social de grande relevância. (MOTA,
2010. s/p.)
A segunda proposta de Warschauer (op.cit.) refere-se à
pedagogia crítica de Paulo Freire (Pedagogia do Oprimido, de
1970) que, segundo o autor, tem muito a ver com as concepções
do aprendizado localizado. Contudo, também salienta o papel dos
alunos na definição dos seus próprios problemas e interesses, com
base em suas necessidades e em problemas sociais enfrentados por
suas famílias, comunidades, etc., e ainda no enfrentamento desses
problemas por meio da inquirição coletiva, da crítica e da ação como
parte do processo educacional.
O autor continua, dizendo que essa seria “uma maneira
de o aluno enfrentar ou, ao menos, explicitar os problemas da
reprodução social por meio da análise, da crítica e do desafio contra
as estruturas de poder desiguais, como parte do seu processo de
aprendizado escolar.” (op.cit.,p.171). Nesse caso, a escola poderia
promover parcerias com outras instituições e comunidades, inclusive
internacionais e talvez esse fosse um bom modelo para Educação a
Distância também que, assim, deixaria de ser algo tratado à parte
nas instituições escolares, oferecida como uma abordagem, um ramo
de negócios ou uma possibilidade para os alunos que não têm tempo
para ir à faculdade, ou que moram demasiadamente afastados dela
e fizesse, finalmente, parte do cotidiano escolar.
C
onsiderações
finais
Como foi especificado na introdução deste artigo, estamos
dizendo que enquanto a escola reluta em introduzir as tecnologias
atuais na mediação pedagógica, discute quem fica com a chave
dos laboratórios de informática e se preocupa com o tempo que os
jovens (e as crianças também!) “ficam no computador”, as conexões
vão se fazendo, as comunidades de aprendizagem - formadas
espontaneamente - vão se tornando cada vez mais importantes na
distribuição e construção de conhecimentos e saberes. Observe-se