Página 128 - cad_pesq_15

Versão HTML básica

128
Redes sociais e escola...
Eliete Jussara Nogueira et al
os educadores estão começando a explorar a forma como
modelos de rede podem ajudar não só a aprendizagem
colaborativa em ambientes on-line e combinados, mas
em redes de aprendizado móvel e universal (
pervasive
móbile learning
) (RENNIE & MASON, 2004, p. 109),
para a determinação de estruturas de rede social a
partir da análise de fóruns de discussão (GRUZD &
HAYTHORNTHWAITE, 2008) e para conversas de
comunidades on-line (HAYTHORNTHWAITE &GRUZD,
2007). Educadores que procuram compreender como
os alunos interagem uns com os outros por meio de
fóruns on-line, e-mails ou redes de blogs, podem
invocar os princípios de análise de rede desenvolvidos
por sociólogos. Da mesma forma, educadores podem
usar análise de dados ou ferramentas de visualização
para avaliar a qualidade das interações dos aprendizes
uns com os outros e com os conceitos-chave de um
determinado curso. (SIEMENS, 2008, pp. 7,8)
É importante notar que vimos evoluído nosso conceito de web,
(a World Wide Web), pois passamos da ideia de computadores
conectados (ideia predominante da chamada Web 1.0) para a noção
de pessoas (atores) conectadas e mais ainda, para comunidades
conectadas em rede (a partir do advento da Web 2.0, em 2005).
Vejamos essa ideia nos três diagramas elaborados em 1964 por
Paul Baran:
Diagramas de Paul Baran (FRANCO, 2008)