119
Perséctivas político...
Pâmela F. Oliveira e Carlos H. Carvalho
liberdade, cidadania e democracia; porém incapazes de garantir
a efetivação destas. Discursos presidenciais, leis e decretos desse
governo de Antônio Carlos ajudam a expor a trama implícita na
reforma educacional e a produção de estratégias para impor o querer
e o fazer. Para Vidal (2009), entre os intelectuais dos anos de 1920
e 30 havia a certeza de que Andrada e Campos “[...] sabiam o que
era melhor para a educação e para o país. Consideravam-se como
sonhadores e arquitetos do futuro”.
No dizer de Valdemarim (2010, p. 211), a forma escolar só
mudaria numa configuração social em conjunto, particularmente
na mudança das formas de exercício de poder, “[...] pois é ao
mesmo tempo, apropriação de saberes e participação nas relações
de poder”. A aproximação entre escola e experiências da vida
proposta pela escola nova, na figura de Dewey, objetiva apontar
uma sociedade humanizada e democrática, em que o indivíduo tenha
autodisciplina.
No entanto, a identificação entre as ocupações sociais
e os conteúdos escolares depende de uma aposta
no desenvolvimento do modo de vida democrático,
portador de riqueza cognitiva e revelador do processo
de produção da vida material. Como o trabalho social
se desenvolveu no sentido da alienação e a ciência
se desenvolveu na perspectiva de fenômenos não
vinculados à vida cotidiana, a aposta deweyniana
encontrou outras conjunturas para ser posta em prática
e adquiriu novos significados. Não é por acaso que a
maior dificuldade para sua implementação esteja na
escolha das ocupações socialmente significativas. No
transcurso entre a experimentação em Chicago e as
críticas recebidas, as ocupações sociais deixaram de ser
reveladoras do processo de desenvolvimento humano e
social e se tornaram atividade alienante e estafante para
a manutenção da sobrevivência, o que pode explicar a
permanência da escola com conteúdos fragmentados
e pequena ênfase na autonomia dos indivíduos (VIDAL,
2009, p. 85).
Essa passagem faz nos lembrar de que as ideias de Dewey,
revolucionárias de início, foram filtradas pelas orientações da