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Perséctivas político...
Pâmela F. Oliveira e Carlos H. Carvalho
da nossa civilização, dos ideaes, instrumentos e valores
de nossa cultura (
campos
, 1930, p. 97).
Com linguagem acessível e sistematizada, a realização do
congresso punha em cena os novos sistemas de educação renovada:
exibição de fundamentos, fixação de sentido, demarcação das
diferenças com a pedagogia tradicional. Para pôr em prática essa
nova educação, era preciso investir na formação docente. Eis por
que, segundo Valdemarim (2010), a formação de professores foi um
nível de escolarização imprescindível aos propósitos de renovação
pedagógica, entrelaçando suas pretensões. Nessa ótica, a reforma
caracterizou a orientação moderna da aprendizagem: mudaram os
conceitos educacionais, mudou o sentido da atividade da criança
no aprender; com a introdução de conhecimentos da psicologia e
da biologia infantil, o ensino ficou mais seguro e fundamentado.
Assim, elementos centrais da escola nova, sobretudo os centrados
no desenvolvimento de atividades, foram recomendados para a
formação de professores.
Todavia, era preciso mais mudanças. No mobiliário e no
equipamento escolar, nos livros, no currículo e no programa, na forma
de avaliar. Também era preciso investir na administração escolar.
As propostas da reforma reclamavam tempo, preparação docente
e da mentalidade dos pais, adaptação das instalações escolares e
remodelação do material de ensino. Nessa etapa de divulgação dos
princípios da escola nova na reforma, o apoio devia vir dos congressos,
das publicações, dos cursos e das orientações para o professorado; o
que sugere um projeto de longa duração: temporalidade própria dos
processos de mudança de mentalidade, que, em seu desenvolvimento,
evidenciou a tensão entre concepções e experiências práticas cujo
sentido não estava plenamente definido.
Ante os problemas de ordem social, os políticos se voltaram
à escola e cobraram sua responsabilidade, por verem nela uma
instituição essencial à vida republicana. Nesse contexto, muitos
defenderiam a introdução dos princípios da escola nova, porque
deslocavam o foco do professor para o aluno. Ponderamos, porém,
que qualquer inovação através de novos métodos é, em ultima análise,
um caminho para assegurar resultados devidos a quem financia a
educação. Ora, dispostos a introduzir mudanças qualitativas em sua
prática, os professores ouvem falar dos princípios escolanovistas, vão