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Perséctivas político...
Pâmela F. Oliveira e Carlos H. Carvalho
eram marcados pelo clima criado por aulas teóricas e abstratas,
professores severos, distantes e exigentes, disciplina rigorosa e rígida.
Pedagogicamente, a escola nova substituiu as técnicas e os métodos
antigos para transformar a atmosfera escolar. Mas remanesceram
traços dessa escola “tradicional”, pois os problemas que afetavam
o ensino e a orientação metodológica eram complexos e variados:
iam das instalações materiais deficientes, da escassez de recursos
didáticos e da legião de professores sem a necessária formação
técnico-pedagógica à heterogeneidade cultural dos alunos e à
preocupação puramente formal das autoridades escolares com o
ensino.
ParaWerebe (1968), “vícios” pedagógicos da tradição imperante
na escola vão perdurar até que os professores se compenetrem nos
objetivos que devem buscar e encontremmeios para fazê-lo; e mais: é
preciso entusiasmo, boa vontade e formação pedagógica para tentar
“[...] renovar o ensino nas nossas condições escolares. Ao lado da
resistência às inovações, é desanimadora a carência de recursos de
que se dispõe qualquer prática fora do sistema expositivo” (1968, p.
152). Não duvidamos de que haja esforços individuais de professores
para renovar métodos de ensino, introduzir práticas modernas,
obter mais participação discente e evitar os males do verbalismo e
da “decoreba”, por exemplo. Mas estes são esforços esparsos, cuja
efetivação real foi bastante obstada; logo, disseminar e efetivar os
princípios da
escola nova
exigia formar um corpo docente para tal.
Com efeito, a formação de professores permeou a reforma Francisco
Campos e motivou o Congresso de Instrução, realizado em 8 de maio
de 1927; em discurso para a abertura do congresso preparado com
seu secretário do Interior — Francisco Campos —, Antônio Carlos
deu o tom de sua visão da importância do professorado:
Congratulo-me comvosco por esta notável e auspiciosa
reunião, a que se acham presentes as mais legitimas
expressões do magistério primário e secundário do
Estado de Minas Gerais, animados dos mesmos
sentimentos de interesse e devotamento à causa do
ensino publico em nossa terra, obra, por certo, a que
nenhuma outra sobreleva em importância, significação
e força impulsiva no vasto quadro de influencias
materiaes, Moraes e políticas que collaboram na
formação de nossos destinos colletivos e na modelagem