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Perséctivas político...
Pâmela F. Oliveira e Carlos H. Carvalho
Métodos de ensino
Atuação do
professor no ensino
Disciplina no
espaço escolar
i n i c i a t i vas , t r aba l hos
de documentação e de
investigação, de maneira
e despertar-lhes o sentido
da responsabilidade e do
esforço pessoal.
Art. 50 – O ensino das
diversas discipl inas do
curso não se limitará ás
licções do professor; uma
boa parte do tempo deverá
ser dedicada a exercícios
complementares por parte
dos alumnos, afimde que se
dê uma ampla satisfacção
ao espírito que, segundo
este regulamento, deverá
presidir á formação dos
futuros professores: o gosto
da iniciativa, o sentido
da responsabi l idade, a
curiosidade intellectual
e o amor ao estudo e ás
investigações pessoaes.
Art. 123 – As aulas theoricas
serão de 50 minutos, com
intervallo de 10 minutos,
não podendo cada classe
exceder de 50 alumnos. As
aulas de exercícios práticos
e de pratica profissional
durarão o tempo julgado
necessário pelo professor
de methologia, ouvido o
director.
i n d i s p e n s á v e i s
n o e x e r c í c i o d o
magistério: iniciativa,
aptidões didacticas e
gosto pelo estudo.
Art. 40 – Para que
esse objectivo possa
ser attingido, torna-
s e i n d i s p e n s á v e l
que os professores
n ã o e x e c u t e m
me c h a n i c ame n t e
o s p r o g r amma s ,
geralmente congestos
d e m a t e r i a i s e
a p p a r e n t e m e n t e
e x c e s s i v o s n a
mu l t i p l i c i dade de
pontos abordados.
O s p r o g r a mm a s
devem ser observados
com intelligencia e
conven i ent ement e
interpretados na sua
execução, devendo
o professor esforçar-
se para ser c l aro
e e x p r e s s i v o n a
exposição e sóbrio
na escola dos factos
destinados a illustrar
as licções.
Art. 242 – Praticar,
dentro do edifício
e s c o l a r, a l gum
crime, attentado
ou acto abominável
ou immoral:
P e n a :
cancellamento da
matricula.