108
Perséctivas político...
Pâmela F. Oliveira e Carlos H. Carvalho
Métodos de ensino
Atuação do professor
no ensino
Disciplina no
espaço escolar
Art. 303 – O curso das escolas
urbanas comprehende: [...] e)
noções de cousas em torno dos
centros de interesse infantil, de
accordo com o methodo Decroly.
TABELA 2
Elementos dos princípios escolanovista no regulamento educacional de
Minas Gerais
para Escolas Normais de 1928
Métodos de ensino
Atuação do professor
no ensino
Disciplina no
espaço escolar
Art. 41 – As licções não
constituirão monólogos do
professor ou conferencias
sobre a matéria, com o fito
em tudo dizer e elucidar;
o professor deve apellar
para a colaboração dos
alumnos, suscitando-lhes
o gosto da investigação e
da reflexão, de maneira a
lhes despertar e exercer as
aptidões a actividade e a
iniciativa intellectual.
Art. 44 – No ensino, o
professor terá o cuidado de
não se limitar ao methodo
expositivo; terá o cuidado de
não se limitar ao methodo
expositivo; terá sempre
presente ao espírito que a
collaboração e actividade
dos alumnos é essencial á
sua formação profissional,
devendo exigir dos mesmos
Art. 39 – O ensino
n o r ma l d e v e t e r
em mira, ainda nas
cade i ras que não
tenham relação directa
c om a f o rma ç ã o
magi ster ial , o seu
objetcivo primordial
e final que consiste
na f o rmação do s
futuros professores
primários, devendo
para este fim limitar-
se ao necessár i o ,
evitando as digressões
e desenvolvimentos
d i s p e n s á v e i s ,
ape l l ando pa r a a
co l l abo r ação do s
a l umnos , em que
se devem susc i tar
e c u l t i v a r a s
qualidades que lhes
serão futuramente
Art. 240 – Deixar o
alumno de cumprir
algum dos deveres
impostos por este
regulamento:
Pena: admoestação
Paragrapho único:
Reincidir nas faltas
pelas quaes já tenha
sido admoestado.
Pena: reprehensão,
e, gradativamente,
s u s p e n s ã o , e
cancellamento da
matricula.
Art. 241 – Injuriar
o u a g g r e d i r o
professor dentro do
estabelecimento;
praticar qualquer
acto contrário aos
bons costumes:
Pena: suspensão da
frequência.