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Perséctivas político...
Pâmela F. Oliveira e Carlos H. Carvalho
em afirmações como esta: “O primeiro princípio, portanto, a ser
considerado pelo professor nos seus processos de ensino é que a
creança não deve ser considerada do ponto de vista do adulto mas
do ponto de vista dos motivos e interesse próprios dela” (p. 19).
É nessa perspectiva que buscamos descrever a penetração
do escolanovismo no Brasil e apreender os conceitos e princípios
que a reforma Francisco Campos propôs naquela época, pois as
novas funções atribuídas por ele à educação marcaram a política
educacional. A defesa do movimento escolanovista mostrava
uma visão de educação como instrumento apto a reformar e
construir uma sociedade, a possibilitar o almejado progresso; e
essa visão direcionou as ações de Campos em prol da educação
em Minas Gerais.
P
rincípios
da
escola nova na
reforma
F
rancisco
C
ampos
.
Dadas as novas exigências da sociedade, a reforma Francisco
Campos viu na escola pública, gratuita, obrigatória e laica a
possibilidade de alfabetizar em grande escala, pois isso era necessário
para efetivar, de fato, as exigências da sociedade e do novo regime
de governo instalado. Eis por que suas ideias se embasavam nos
princípios da escola nova. Rodrigues amplia essa questão:
Sabemos que a escola gratuita, obrigatória e laica é
resultante do desenvolvimento da sociedade, de suas
necessidades, de seus anseios, de suas crenças e de
seus recursos que, por sua vez, são determinados pelas
condições de produção que essa sociedade possui
em cada tempo. No Brasil, se houve cópia de outros
modelos ou não, o fato é que a escola primária se
disseminou e se constituiu elemento fundamental para
o desenvolvimento do País. Isso, no entanto, não se deu
ao acaso e sim a partir da organização e da defesa de
ideais educacionais, dentre os quais salientamos os da
Escola Nova que, no Brasil, elegeu os três princípios
(gratuidade, obrigatoriedade e laicidade) como parte
de sua pauta de lutas(
rodr i gues
, 2006, p. 74).
Nessa tomada de consciência acerca dos problemas
educacionais brasileiros, estes se relacionavam com algo maior: o