Editorial
O paradoxo da educação escolar: análise crítica das expectativas contraditórias depositadas na escola Dermeval Saviani
O neoliberalismo e as políticas educacionais públicas do brasil a partir da década de 1990 Rosa Maria Antonio Irizelda Martins de Souza e Silva e Maria Aparecida Cecílio
Políticas públicas para a educação em contexto de privação de liberdade Amélia Kimiko Noma e Daiane Letícia Boiago
O diretor: bases epistemológicas e éticas para a organização e autonomia da escola Naura Syria Carapeto Ferreira Fausto dos Santos AmaralFilho e Clarice Schneider Linhares
Presença portuguesa no sul do Brasil: O Colégio Jesuítico da Vila de Paranaguá (1708-1759) Cézar de Alencar Arnaut de Toledo e Vanessa Campos Mariano Ruckstadter
Implicações e contribuições da abordagem histórico-cultural para a educação atual Renata de Almeida Vieira e João Luiz Gasparin
Terceirização na administração da educação: as estratégias do mundo empresarial no universo educacional em questão Adolfo Ignacio Calderón, Thamara Strelec e Vlademir Marim
A inclusão escolar e os desafios da aprendizagem Roque Strieder e Rose Laura Gross Zimmermann
Resenha A formação do professor do ensino superior Maria Caroline Vargas
Educação no Chile: olhares do Brasil Humberto Silvano Herrera Contreras
Documentos O método intuitivo no ensino do grupo escolar Gustavo Richard - 1948 Sandino Hoff Daniel da Silva e Maria Angélica Cardoso