87
O projeto de expansão... -
Leandro Turmena e Maria José Subtil
ao conhecimento, uma vez que, nesta perspectiva, a diferença
das classes sociais é vista não em relação ao capital e, sim, em
relação ao conhecimento. Entretanto tal ideologia tem servido à
burguesia dos serviços educacionais para atrair consumidores de
conhecimento como mercadoria, ou seja, clientes consumidores de
diplomas universitários desprovidos de tal potencialidade.
Sendo assim, os homens de negócio educacionais encontraram
neste período uma demanda sedenta para o acesso ao ensino
superior, movida pela crença de que a conquista do diploma
universitário traria, além de status e distinção (função que a escola
voltada às elites exerceu historicamente ao país), oportunidades
de ascensão social por meio da conquista de vagas no mercado
de trabalho em funções anteriormente reservadas à elite, como
trabalho intelectual, profissionais liberais, postos de gerência e
administração de empresas.
A princípio, podemos enfatizar que houve expansão
(privatização) de uma educação em nível superior voltada para
as demandas do capital de certificar mão-de-obra apta a realizar
tarefas no mercado de trabalho, em vista do desenvolvimento
econômico. Neste sentido, em última instância houve expansão,
mas, na verdade, também houve retração, pois, embora haja
contradições, a educação superior no Brasil no período investigado
esteve longe de expandir a formação de cidadãos capazes de pensar,
de estudar, de criar e de controlar quem dirige.
B
razilian
education on
the
90’
s
–
the
case of
expansion
and
privatization of
the
universities
A
bstract
This paper analyzes the expansion and privatization of Higher Education in
Brazil, focusing on the context of the 90’s, according to data collected and
published in other researches, such as: Turmena (2009) e Dalarosa, Sbtil e
Turmena (2010). Following this perspective, this paper aims at discussing the
relation between simple and complex labor and the role of the State facing
the logic of social organization of labor and the acceptance of this logic by
educational policies towards Higher Education.
Key words:
higher education; expansion; privatization; world of labor.