43
Discurso da imprensa sobre ação... -
Rosalir Viebrantz
et al.
do Estado e da sociedade, para aprimorar o ensino público básico.
Todos ganharão” (O GLOBO, 11/03/2004).
Sendo assim concluímos, com fechando ou abrindo essa
história, já que ninguém é infalível, que as questões desse tipo são
melhores para pensar do que para resolver, vale mais provocar e
incomodar do que estar à cata de receitas fáceis e prontas, ou poções
mágicas que anunciem o final derradeiro do problema. Porém, o
estudo, em ambos os jornais, indica que em relação aos temas
de identidade racial, acesso e qualidade em educação no Brasil,
estamos bem longe de um “e viveram felizes para sempre”.
R
eferências
DASCAL, M. A igualdade Racial tem que Ser Igualdade cultural. I
n: FOLHA
DE S. PAULO
, 16/07/2006.
Editorial. Ação Afirmativa.
O Globo
, 15/03/2005.
Editorial. Confusão Racial.
O Globo,
23/01/2004.
Editorial. Cotas Raciais.
O Globo,
11/03/2004.
Editorial. Cotas Raciais.
O Globo
, 29/12/2005.
Editorial.
Obra Desvenda a Construção e o Funcionamento do Racismo no
Brasil.
Folha de São Paulo, 23/02/2009.
Editorial. Qualidade de Ensino é o Principal Desafio no Combate ao
Analfabetismo.
O Globo
, 25/09/2008.
Editorial. Rota Invertida.
O Globo
, 27/03/2006.
Editorial. Veja as Propostas sobre Racismo do Brasil que Podem não Vingar.
Folha de São Paulo
, 29/08/2001.
Editorial: In: O Globo, On-line.
Problemas no Acesso e de Efetividade no Ensino
Básico Comprometem Educação dos Jovens Brasileiros.
20/05/2008.
FISCHMAN, Gustavo E., HAAS, Eric. Education & Consent: Critical Discourse
Analysis and Higher Education” Invited address at I
nstitute for Advanced
Studies Research Seminar
, Lancaster University, Lancaster, England, December
6, 2005.
GUIMARÃES, Antônio Sérgio A.
Racismo e Antirracismo no Brasil
. São Paulo:
Fundação de apoio à Universidade de São Paulo; Ed. 34, 1999.
HERINGER, Rosana. (Org).
A Cor da Desigualdade
: Desigualdades Raciais no