143
Contribuições de Gramsci...
Rosane Biesdorf e Adriana Maamari
indagar a realidade que o circundava, isto é, o espírito
investigador contraposto ao notório espírito didascálico
ou doutrinário do marxismo tradicional.
Certamente este seu desejo se concretizou, pois seus escritos,
especialmente os do cárcere, não ficaram simplesmente como os
de mais um pensador. Embora escritos há quase um século, em
um momento único da história italiana, parecem nos falar muito
sobre a realidade brasileira, sendo amplamente estudados hoje
por alunos, pensadores e intelectuais de várias áreas. Da mesma
forma, encontram-se estudos do pensamento freiriano ligados às
mais diversas áreas do conhecimento, espalhados na maioria dos
países do mundo. Atualmente, torna-se fundamental conhecer a
contribuição destes pensadores à educação, especialmente na dos
menos favorecidos.
P
ensamento
gramsciniano
acerca
da
educação
O estudo do pensamento gramsciano no Brasil teve seu auge
nos anos 80. A moda Gramsciniana, como destaca Nosella (2008),
encontrou aqui condições políticas e sociais favoráveis ao pensamento
do autor, especialmente a liberdade de estudo de pensamentos
marxistas, dada após o fim da ditadura militar. Gramsci se apresenta
com a ideologia de um marxista moderno, um mártir do fascismo,
um educador humanista. Mesmo não sendo um pedagogo, os seus
escritos contribuem significativamente na compreensão de que o
ensino não se justifica por si próprio, mas por sua relação geral com
a sociedade, especialmente com os fatores políticos e econômicos.
Gramsci defende uma escola única, para que todos,
independentemente de classe social, tenham acesso
à educação básica, a qual é indispensável para a
compreensão da sociedade e do meio como um
todo. Educação esta que não deve ser direcionada
profissionalmente, e sim oferecida de tal modo que, ao
final desse ciclo, o jovem tenha capacidade e condições
para fazer suas escolhas profissionais e especializar-
se em uma atividade. Somente o ensino superior ou
profissionalizante deveria ser direcionado, de acordo
com o autor.