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Redes sociais e escola...
Eliete Jussara Nogueira et al
essa avaliação será cada vez horizontal. E, além disso,
pessoas avaliarão outras pessoas a partir do exame
das suas expressões de vida e conhecimento, pois que
tudo isso estará disponível, será de domínio público e
não ficará mais guardado por uma corporação que
tem autorização para acessar e licença oficial para
interpretar tais dados. (FRANCO, 2010a, p.11 )
Em outras palavras, para o autor, quem avaliaria e quem
validaria os conhecimentos não seria mais a instituição escolar, mas
a comunidade e os pares. Para ampliar a proposta, Franco preconiza
que cada pessoa tenha sua própria wikipídia e que os interessados
passariam a verificar diretamente a wikipídia de cada um (a que
preferimos chamar pelo neologismo mimkipídia), onde poderiam
ser consultados “os pontos de vista, as referências, os trabalhos e
as conclusões sobre os assuntos da sua esfera de conhecimento e
de atuação. Quem gostar do que viu, que contrate ou se associe ao
autor daquela wikipedia”. (FRANCO, 2010a, p.11). Dessa forma, a
sociedade em rede produziria suas próprias competências.
Isso nos leva de volta ao pensamento de Ivan Illich, nos anos
1970, para quem sociedades em que as redes são as escolas serão
sociedades desescolarizadas. A sociedade desescolarizada, de Illich,
poderia ser renomeada como sociedade-escola, ou mais precisamente
ainda, “[a sociedade] das comunidades educadoras que se formam
na sociedade-rede.” (FRANCO, 2010a, p.18). Na verdade, para,
Franco (Idem, p19) as cidades é que são educadoras, mas desde
que o ambiente seja favorável à interação educadora
7
. Quem educa,
de fato, são as redes sociais que compõem o “tecido urbano”, que
promovem e interações educativas entre as pessoas conectadas
nessas redes.
Em termos macroestruturais, as mudanças são necessárias, mas
não acontecerão da noite para o dia, pelo contrário, a instituição
escolar tende a ser conservadora e as “inovações” muitas vezes
surgem atrasadas, desconexas e não acompanhadas da necessária
formação dos professores. De fato, subverter verdades canônicas
7 Sorocaba, cidade onde moramos, está integrada ao projeto Cidade Educadora, que é uma
ideia iniciada em 1990, no I Congresso Internacional de Cidades Educadoras, em Barcelona,
Espanha. Os interesses domovimento da cidade educadora são bastante amplos e complexos,
e o fato de Sorocaba pertencer a esse movimento não implica dizer que as ideias e os ideais
da educação e da escola discutidos nesse trabalho estejam sendo praticados.