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Perséctivas político...
Pâmela F. Oliveira e Carlos H. Carvalho
sistemas duais: o ensino primário para os pobres, a continuidade
dos estudos para os ricos.
Há que se ressaltar, entretanto, que nem a expansão da
escola primária e a criação das Escolas Normais tiveram
por objetivo democratizar conhecimentos, tampouco
aumentar as oportunidades de acesso à educação,
mas, como estratégia de governo, seriam instrumentos
para a disseminação de novos valores que permitissem
a realização de mudanças nos campos econômico,
político e social (
rodrigues
, 2006, p. 54).
Nota-se a busca por um cidadão
livre
que, na efetividade,
era um cidadão
civilizado
, pois a intervenção escolar tinha como
possibilidade formar o caráter, ou seja, regenerar pela instrução
escolar, com investimento no desenvolvimento físico, mental,
intelectual e emocional. Ora, educar instintos e atitudes grosseiros
é mais que levar à emancipação do educando pela construção do
conhecimento: é inibir tendências más. Subjacente a essa educação,
estava a necessidade de construir um projeto que não pusesse em
risco a ideologia do grupo dirigente. Portanto, um bom discurso, mais
um tempo indeterminado, daria conta do recado: estender a escola
a toda a população.
Prospects political education reform in Fields Mining General
Francisco: the principles of school in new mining law
A
bstract
The intention of this paper is to understand and identify the specifics of
Minas Gerais, as the Reform Francisco Campos incorporated the ideals of the
New School movement, then seen as part of a modernization of the country;
atentamo to the changes that gave the mining school in the first half of
the twentieth century based on educational laws and decrees promulgated
during the government of Antonio Carlos. The aim of the Reformation was
spread in the state primary school, as well as view and enable social control,
fundamental to the formation of “citizen control”, ie, within the ideology of
republican elites mining.
Key-words: Francisco Campos Reform; legislation; education; Minas
Gerais.