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Pâmela Faria Oliveira e Carlos Henrique de Carvalho, da Universidade
Federal de Uberlândia, buscam compreender como a Reforma
Francisco Campos, no Estado de Minas Gerais, incorporou os ideais
do movimento escolanovista, na primeira metade do século XX.
O artigo “Redes sociais e escola: o que temos a aprender?”,
de Eliete Jussara Nogueira, Luiz Fernando Gomes e Maria Lúcia de
Amorim Soares, da Universidade de Sorocaba, com base nos estudos
sobre redes sociais argumenta que tais estudos têm ampliado os
conceitos de cidade educadora e da aprendizagem não-formal, na
sociedade-rede.
“Contribuições de Gramsci e Freire à educação” é o título do
artigo escrito por Rosane Kloh Biesdorf e Adriana Mattar Maamari,
da Universidade Federal de São Carlos. Este estudo versa sobre
as ideias de Antônio Gramsci e Paulo Freire acerca da educação,
esse referencial serve para discutir a atual situação educacional
brasileiras, considerando as possíveis contribuições desses
pensadores na formação de sujeitos emancipados e comprometidos
com a sociedade.
Maria de Fátima Rodrigues Pereira, docente do Programa de
Mestrado e Doutorado em Educação, da Universidade Tuiuti do
Paraná, apresenta o artigo “Movimento docente no Brasil: os limites
das suas palavras de ordem- cidadania e democracia já”, no qual
trata dos limites históricos das lutas do movimento docente para a
consecução da emancipação humana.
A formação continuada de professores na escola pública é objeto
do artigo “A escola pública e processos formativos de professores:
espaços e concepções explícitas no projeto político-pedagógico”,
escrito por Oséias Santos de Oliveira - Universidade Tecnológica do
Paraná -, Clarice Zientarski e Sueli Menezes Pereira - Universidade
Federal de Santa Maria. Esta análise apresenta os resultados das
pesquisas desenvolvidas pelo GEPGE – Grupo de Estudos e Pesquisas
em Políticas Públicas e Gestão Educacional, da UFSM/RS.
O artigo “Concepção de homem: observações acerca dos
manuscritos econômicos filosóficos de 1844”, das autoras Anita
Helena Schlesener (professora/pesquisadora) e Alessandra Dal Lin
(doutoranda), do Programa de Mestrado e Doutorado em Educação,
da Universidade Tuiuti do Paraná, apresenta os resultados parciais
de uma investigação sobre a concepção de homem presente a obra
“Manuscritos Econômicos Filosóficos de 1844”, de Karl Marx.