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EDITORIAL
A edição v. 7, n. 15, jan./abr. 2012, da revista Cadernos de
Pesquisa: Pensamento Educacional apresenta um conjunto de dez
artigos científicos, sendo dois deles com autores internacionais e
uma resenha. Os textos versam sobre diferentes temas relacionados
à linha editorial da revista, cujo foco é a Educação.
Na abertura, as autoras Ruth S. Contreras Espinosa, Irene
García Medina da Universidad de Vic, da Espanha e Patricia
Margarida Farias Coelho da Pontifícia Universidade de São Paulo
abordam no artigo “Uma nova possibilidade de ensinar e aprender
através das mídias-meios digitais”, as novas possibilidades de ensino-
aprendizagem por meio das mídias-meios digitais.
Em “Discurso da imprensa sobre ação afirmativa e formação
de professores no Brasil”, Rosalir Viebrantz, do Instituto Federal
Sul- Rio-Grandense, Odalberto Domingos Casonatto, da Pontifícia
Universidade Católica do Rio-Grande do Sul e Patrícia Somers, The
University of Texas at Austin, Estados Unidos, analisam a discussão
vinculada na imprensa acerca da formação de professores e as
políticas de ação afirmativa, como fontes utilizaram os jornais Folha
de São Paulo e O Globo, ambos on-line
Denyse Mota da Silva Ataíde e Maria José de Pinho, da
Universidade Federal de Tocantins, no artigo “Letramento digital
e formação de professores: faces e interfaces”, a partir de uma
pesquisa bibliográfica, discutem a Educação à Distância e a
identificam como um modelo de educação com características do
“Paradigma Educacional Emergente”.
Os autores Leandro Turmena, do Instituto Federal do Paraná
e Maria José Subtil, da Universidade Estadual de Ponta-Grossa, no
artigo “O projeto de expansão e de privatização do ensino superior
no Brasil: o contexto da década de 90 nesse processo” apresentam
resultados de investigação que aborda a relação trabalho simples,
trabalho complexo e o papel do Estado, diante da lógica da
organização social do trabalho e sua subsunção a essa lógica, pelas
políticas educacionais para o ensino superior.
Na sequência, a partir de uma abordagem histórica, no artigo
“Perspectivas político-educacionais da reforma Francisco Campos em
Minas Gerais: os princípios da escola nova na legislação mineira”,