Editorial
Liliana Gallego-Duque |
Dossiê |
Apresentação
Liliana Gallego-Duque e Maria Arlete Rosa |
América do Sul: a educação como um fator para a redução das desigualdades
Lucia Cortes da Costa |
Desigualdad y primera infancia en Latinoamérica: los riesgos de empezar con el pie izquierdo
Karla Villaseñor Palma
|
La interacción entre las desigualdades y la educación
Liliana Gallego-Duque |
Política de desenvolvimento rural e de educação do campo como mecanismos de combate à pobreza no Brasil
Marcos Antônio de Oliveira |
Sistema político, desigualdades sociais no campo e o papel da educação
Jorge sobral da Silva Maia |
A Relação entre Educação e Movimentos Sociais a partir da Via Campesina
Maria Antônia de Souza
|
El desclasamiento social educativo. Un acercamiento a la experiencia de titulados superiores advenedizos en España
Victoria Bogino Larrambebere e Laureano Martínez |
El Sistema Educativo Argentino Entre la Privatización Interna y la Privatización Abierta: Trayectorias Divergentes y Desigualdades
Verónica Gottau e Mauro Moschetti |
Educación Inicial en Puebla, México: el reto de potenciar el carácter educativo y disminuir las desigualdades sociales desde la primera infancia
Karla Villaseñor Palma e Laura Pinto Araújo
|
Políticas de formación de docentes universitarios y el reto de superar la valorización desigual entre docencia e investigación
Luciana Leandro da Silva
|
Desafios da educação ambiental nas escolas do campo
Maria Arlete Rosa |
Formação política e técnica: a experiência do instituto de agroecologia latino-americano (iala) amazônico
Nicolle Marra Ivanoski |
Desigualdades no campo: contribuições da educação ambiental em escolas localizadas em unidades de conservação
Vanessa Marion Andreoli e Marília Andrade Torales Campos |
A participação da agricultura familiar na defesa do direito à alimentação escolar saudável no município de Missal - PR
Mauri José Schneider, Irene Carniatto, Marli Renate von Borstel Roesler e Nardel Luiz Soares da Silva |
Meio Ambiente, Riscos e Aprendizagem Social
Pedro Roberto Jacobi |
Política e educação do campo: os processos de formação para a vida social dos camponeses
Anita Helena Schlesener e Maria de Fátima Rodrigues Pereira |
Artigos de Fluxo Contínuo |
A Formação do Farmacêutico tendo o SUS como princípio e a avaliação in loco como indutora de qualidade
Luiz Henrique Costa, Suzana Schwerz Funghetto, Susane Garrido, Alexandre Magno Silvino e Margô Gomes de Oliveira Karnikowski |
Educação Física escolar: (re)vendo os pressupostos e a prática pedagógica dos professores do ensino fundamental
Flavia Fiorante, Regina Simões, Luci Regina Muzzeti e Cassiano Ferreira Inforsato |
Relações de gênero em uma escola Waldorf
Carla Cristina Urbina Carrion e Helena Altmann |