edições anteriores
Editorial
Maria de Fátima Rodrigues Pereira

Dossiê Em torno da filosofia da praxis

Apresentação
Em torno da filosofia da praxis

Anita Helena Schlesener

A posição de Roque Spencer Maciel de Barros e Álvaro Borges Viera Pinto sobre a reforma da universidade brasileira na década de 1960
Michelle Fernandes Lima e Regina Maria Michelotto

A Educação e a estreita relação entre o homem e a tecnologia: uma abordagem baseada em Álvaro Vieira Pinto e Antonio Gramsci
Vicente Estevam Sandeski

O homem politécnico e o homem davinciano: mediações a partir do livro “A Escola de Leonardo: política e educação nos escritos de Gramsci”
Adnilson José da Silva

A Educação e a participação politica no contexto do Liberalismo e do Neoliberalismo: uma reflexão a partir de alguns escritos de Gramsci
Roberta Ravaglio Gagno

A degradação do trabalho na sociedade capitalista e a contribuição de Marx e Gramsci para a explicitação da realidade
Cristhyane Ramos Haddad

Os conflitos sociais no campo e a Educação: a questão agrária no Brasil
Anita Helena Schlesener e Donizete Aparecido Fernandes

Educação Filosófica: entre a redução às metodologias procedimentais, os limites da institucionalização e a razão instituinte
Valéria Arias e Geraldo Balduíno Horn

Licenciatura em Música: dilemas da formação docente frente às demandas da prática escolar
Maria José Dozza Subtil

Traduções

Antonio Gramsci e a Revolução Socialista: primeiros escritos
Ana Paula Schlesener

Artigos

Uma abordagem lúdica e pedagógica no ensino fundamental: trabalhando com a Educação Ambiental
Nelma Baldin
Parlez-vous Français? A Língua Francesa na Educação Básica Pública em Ponta Grossa (PR)
Janine Patrícia Loos e Helga Loos-Sant’Ana
Construção de um Projeto Político Pedagógico Inclusivo: Passos em Direção a uma Educação Pública Inclusiva
Ângela Harumi Yamaguchi, Rosane Michelli de Castro e Claudia Regina Mosca Giroto
A EAD e a formação de administradores na Educação Básica: importância, princípios e significados na contemporaneidade
Naura Syria Carapeto Ferreira

Distance learning and administrators training in basic education: the iimportance, principles and meanings in contemporaneity
Naura Syria Carapeto Ferreira

créditos
conselho editorial
política editorial
indexação
submissão
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
osofia da
voltar