Editorial
Presença distante, distância presente: uma reflexão sobre a EaD Fausto dos Santos Amaral Filho
EaD: políticas públicas de qualidade? Lílian do Valle Sónia Ribeiro de Souza
A educação a distância no discurso da “democratização” Raquel Goulart Barreto
O jogo de linguagem de Wittgenstein como exercício para olhar a interatividade na modalidade de EaD Heloisa Helena Duval de Azevedo
Uma análise crítica sobre as políticas para a formação de professores a distância no Brasil Jülia Malanchen
O sistema Universidade Aberta do Brasil e as políticas de formação de professores Eliana Póvoas Pereira Estrela Brito
O Instituto Universal Brasileiro e a gênese da educação a distância no Brasil Adriano Faria Ariclê Vechia
Intelectual e universidade: observações acerca da organização do trabalho docente na educação superior a distância Anita Helena Schlesener Adriana Rocio Nitsche Mattei
Automação do trabalho docente: EAD em questão Samira Saad Pulchério Lancillotti
A educação como ideal eugênico: o movimento eugenista e o discurso educacional no Boletim de Eugenia 1929-1933 Simone Rocha
Professores e sindicato na construção do plano municipal de educação em Duque de Caxias: protagonistas deste processo? Gilcilene Damasceno Barão Nadia de Aquino Simões
Un sistema educativo democrático y participativo Juan Salamé Sala