A escola pública e processos... -
Oséias Santos de Oliveira et al.
181
OLIVEIRA, Dalila Andrade. As reformas educacionais e suas repercussões
sobre o trabalho docente. In: OLIVEIRA, Dalila Andrade (org.).
Reformas
educacionais na América Latina e os Trabalhadores Docentes
. Belo Horizonte:
Ed. Autêntica, 2003.
PARO, Victor Henrique. Políticas Educacionais: Considerações sobre o discurso
genérico e a abstração da realidade.
In: Políticas Públicas e Educação Básica.
São Paulo: Xamã, 2001.
PIMENTA, Selma Garrido. Professor reflexivo: construindo uma crítica.
In
:
PIMENTA, Selma Garrido, GHEDIN, Evandro. (orgs.)
Professor reflexivo no
Brasil
: gênese e crítica de um conceito. 3ª ed. – São Paulo: Cortez, 2005.
SAVIANI, Demerval.
Escola e democracia.
31. ed. Campinas: Autores
Associados, (Polêmicas do Nosso Tempo) v. 5, 1997.
SHIROMA, Eneida Oto. O eufemismo da profissionalização. In: MORAES, Maria
Célia Marcondes de (org.).
Iluminismo às avessas
: produção de conhecimento
e políticas deformação docente. Rio de Janeiro: DP&A, 2003.
VEIGA, Ilma Passos Alencastro.
Docência: formação, identidade profissional
e inovações didáticas
. Recife: ENDIPE, 2006.
Recebido em: fevereiro de 2012
Publicado em: março de 2012